Proposta Pedagógica

Para a Escola Eleva, a avaliação é parte essencial do processo de aprendizagem. É através dos instrumentos de avaliação que o aluno vai percebendo como seu aprendizado acontece, o que está bem construído, o que precisa ser retomado ou até aprimorado.

 

Para o educador, a avaliação permite reconhecer a efetividade de suas ações pedagógicas e as mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o aluno em seu percurso de aprendizagem.

 

Assim, os instrumentos avaliativos acompanham o desenvolvimento das unidades curriculares, de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor e tendo como princípio que os aspectos qualitativos se sobrepõe aos quantitativos.

 

  1. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ACADÊMICO

Trabalhamos com três tipos de avaliação permanente:

 

Avaliação do que já foi aprendido (diagnóstica)

Base para o professor planejar seus cursos. A ela não se atribuem valores, por isso não entra na média bimestral do aluno.

 

Avaliação para aprendizagem (formativa)

Atividades formais e informais realizadas em sala ou extraclasse para orientar o professor e o aluno sobre estratégias a serem adotadas para melhorar o desempenho acadêmico e facilitar o processo de aprendizagem de cada estudante. Ela não faz parte do cômputo da nota bimestral, mas somente tendo realizado todas as avaliações formativas é que o aluno terá direito a refazer a somativa do período.

 

Avaliação da Aprendizagem (somativa)

Avaliações formais (apresentações orais, trabalhos feitos em casa e na escola, pesquisas sobre temas, provas, testes, testes online) ao final do processo de ensino, que aferem quanto o aluno se apropriou do conhecimento durante um período determinado.

 

  • AVALIAÇÃO ATITUDINAL

Resiliência, persistência, aplicação ao trabalho, foco, determinação, participação colaborativa em sala, esclarecimento de dúvidas, regularidade na entrega de deveres e trabalhos, hábitos de estudo – essas habilidades e atitudes são observadas a partir de critérios pré-definidos e estabelecidos com os alunos. Os professores irão observar e registrar a atitude e o desempenho do aluno e isso será compartilhado com aluno, pais e responsáveis.